terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

É VERÃO.




O verão nos lembra sol, mar, curtição e muito cuidado. Cuidado?

Sim, cuidado a alimentação, com a pele e com um pequeno mosquitinho que ama rondar as nossas casas em busca de um lugar “confortável” para habitar.

E você educador, tem uma missão importantíssima de alertar seus alunos sobre este perigo constante. Informe a sua turma, debata, não deixe apenas esta função para os governantes.

Veja como você pode fazer para ensinar:

- Ensine o tema de forma criativa a seus alunos. Promova jogos, use estratégias lúdicas para que fixem o aprendizado e o apliquem na vida.

- Promova ações semanais de combate aos focos do mosquito com seu grupo de alunos, na própria escola. Ensine-os a localizar os possíveis criadouros, a jogar areia nos vasos de plantas, a tampar contêineres de água etc.

- Mantenha-se atualizado acerca dos mitos sobre a doença, para corrigir qualquer tipo de informação equivocada que seus alunos emitam em sala de aula.

- Esporadicamente, promova dinâmicas ou peça que seus alunos compartilhem os tipos de ações que são tomadas em casa para o combate à doença.

- Inclua, nos exercícios diários e provas, questões multidisciplinares que possam remeter ao combate ao mosquito e à doença, mesmo que não tratem especificamente de biologia/ciências.

- Cole cartazes, nas paredes e murais da escola, que expliquem e chamem a atenção das crianças quanto à dengue e ao mosquito.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário