quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Férias, que legal!

Está se aproximando o início das aulas e já começa a correria dos professores para planejar as aulas do novo ano letivo que se inicia.
Vale algumas dicas para não errar neste momento tão importante!


É um processo de previsão de necessidades e racionalização de empregos dos meios materiais e recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original.
Bom, sabendo da definição de planejamento. O que você ainda está fazendo?
Mãos a obra!!
Inicie tendo em mente o seu objetivo. Pois ele é o ponto principal de qualquer planejamento, seja ele qual for. Um passeio, uma compra e até mesmo numa paquera!
No planejamento escolar, existem dois tipos de objetivos: o geral e o específico.
O distingue um objetivo geral de um específico?
Os objetivos gerais fornecem diretrizes para ação educativa ampla, correspondendo a um tempo mais longo, enquanto os específicos norteiam, de forma mais direta, em um tempo mais curto, o processo de ensino aprendizagem.
UMA REGRA. TODO OBJETIVO COMEÇA COM UM VERBO!
Objetivos determinados. Segundo passo defina o CONTEÚDO que será trabalhado, a duração da aula e a METODOLOGIA aplicada.
A AVALIAÇÃO também é um momento relevante neste processo, o professor fará a observação da participação e envolvimento de cada aluno. A avaliação só faz sentido quando provoca desenvolvimento do educando, e cabe ao professor desafiá-lo a superar as dificuldades e continuar progredindo na construção dos conhecimentos. Para não se formar autoritária e conservadora, a avaliação tem a tarefa de ser diagnóstica, ou seja, deverá ser o instrumento do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos.
Será através da avaliação que o educador terá a oportunidade da construção de um novo plano, uma nova sequência didática, visando somente à construção da aprendizagem de seus alunos.
Tendo em vista o nosso planejamento, vamos agora à primeira semana de aula.
Está primeira semana é uma semana de adaptação, onde as crianças estão acostumadas com uma rotina bem diferente! É preciso começar com calma!

Um comentário:

  1. É com muito prazer que venho parabenizar através desta mensagem.
    Lembro-me que seu pai falava que não era para você ser igual a Simone(Professora,sofredora,que trazia um monte de tarefas para corrigir nos finais de semana)e você realmente não procurou ser igual a Simone e sim encontrou o gosto,a dedicação e o compromisso o qual fazia Simone trazer tantas atividades para corrigir em casa.Acredito que as vezes que mim ajudou nas correções serviu de treinamento para você ser esta dedicada Educadora.Não foi o salário baixo que te desanimou,nem o trabalho diário que um docente tem em sala de aula.Fico feliz de uma certa forma fazer parte de sua vida pessoal e profissional.
    Parabéns ,que DEUS continue te iluminando para que você possa transmitir para seus alunos,colegas de trabalho a essência do ensino que é o amor.
    Um abração,Simone.

    ResponderExcluir