![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhThatUCnw-cz84bykGD8-NmzaGFB58bwrHNRMWADFdAKBOIyKA7EJBD2IP0Gj8eRko_hUnWri5bj1u_7yffzUC66fKnYBttwm568ZjdbJtuCuFDthcBe8AzEtlB_vPBVabt10GyEx8BHw/s320/mosquito-da-dengue.jpg)
O verão nos lembra sol, mar, curtição e muito cuidado. Cuidado?
Sim, cuidado a alimentação, com a pele e com um pequeno mosquitinho que ama rondar as nossas casas em busca de um lugar “confortável” para habitar.
E você educador, tem uma missão importantíssima de alertar seus alunos sobre este perigo constante. Informe a sua turma, debata, não deixe apenas esta função para os governantes.
- Ensine o tema de forma criativa a seus alunos. Promova jogos, use estratégias lúdicas para que fixem o aprendizado e o apliquem na vida.
- Promova ações semanais de combate aos focos do mosquito com seu grupo de alunos, na própria escola. Ensine-os a localizar os possíveis criadouros, a jogar areia nos vasos de plantas, a tampar contêineres de água etc.
- Mantenha-se atualizado acerca dos mitos sobre a doença, para corrigir qualquer tipo de informação equivocada que seus alunos emitam em sala de aula.
- Esporadicamente, promova dinâmicas ou peça que seus alunos compartilhem os tipos de ações que são tomadas em casa para o combate à doença.
- Inclua, nos exercícios diários e provas, questões multidisciplinares que possam remeter ao combate ao mosquito e à doença, mesmo que não tratem especificamente de biologia/ciências.
- Cole cartazes, nas paredes e murais da escola, que expliquem e chamem a atenção das crianças quanto à dengue e ao mosquito.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário