![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwqxGVH9Q8s-cAJne5zfoDtQqqXr2nv3rmhp9Po9MCM6zDLEfk4NK8hrX593Rh8fzYE1eSCVaH9AkuqqGd_qAbiJKt5zltHxRxYo8j_qAOFGW8e6kVLUS54-CZiWj0np9bJ-_o6FuzDPI/s200/ALFABETIZA%25C3%2587%25C3%2583O.jpg)
A revista Nova Escola deste mês trouxe uma matéria interessante para nós profissionais alfabetizadores: 6 práticas essenciais na alfabetização (edição comemorativa 25 anos).
Nesta matéria evidencia o fato de que o educador precisa conhecer o seu aluno, para então poder ajudá-lo nas atuais e futuras dificuldades. E para isto, é necessário no início das aulas, promover um “teste de sondagem”, no entanto, a criança não precisa saber que está sendo avaliada.
Após este diagnóstico:
Diferencie as atividades, seus alunos devem ser únicos.
Quando necessário oriente-os e sempre construa atividades novas, o objetivo não é mecanizar o seu aluno, estando apto a responder apenas um tipo de exercício.
Leia constantemente para os seus alunos, isto estimula o desejo de aprender a ler, mas não os acostume apenas a um gênero textual, diversifique sempre que possível.
E vá em frente educador, você pode!
Referências:
Revista Nova Escola
Ano XXVI, Nº 239 janeiro/ fevereiro 2011
Edição comemorativa 25 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário