sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BULLYING NAS ESCOLAS


Atualmente o bullying tem sido motivo de preocupação nas escolas, pois muitos educadores não estão sabendo lidar com esta situação.
O bullying (prática violenta física ou verbal) não ocorre apenas nas escolas onde há uma predominância de adolescentes, fase em que os hormônios dos nossos jovens estão a flor da pele, acontece também na infância.No entanto, quanto mais cedo houver um controle deste hábito, menor serão os danos em nossa sociedade.Por isso, recomenda-se orientar nossas crianças e jovens sobre esta prática(mesmo que não tenha ocorrido no ambiente escolar), através de projetos e atividades relacionadas ao tema.Lembrando que o respeito mútuo deve ser trabalhado em todos os momentos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DICAS PARA OS PAIS




Vale essa dicas aos pais, encontrei na net um site que oferece opções de cardápios para os lanches escolares.
Digam adeus as preocupações, criem seus cardápios, e façam do lanche de suas crianças refeições saudáveis e mais prazerosas.




segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Augusto Cury


Olá galera!
Vocês já devem ter observado que em meu blog tem algumas indicações de livros. E na sua maioria é do médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury.
Quem ainda não teve a oportunidade leia. São ótimos, eu já estou lendo outro, O Mestre da Sensibilidade, da Coleção da Análise da Inteligência de Cristo.
Todos os livros que aqui indiquei, foram lidos por mim, e posso garantir que nos dá lições maravilhosas de vida. Ensina-nos a vencer os nossos medos e obstáculos da vida.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Auto Ditado


Importantíssimo para o desenvolvimento mental das crianças o auto ditado auxilia no aperfeiçoamento da escrita, pois através da figura a criança tenta encontrar meios para nomear o objeto aumentando assim seu vocabulário.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DICAS DE LEITURA


A revista Nova Escola deste mês trouxe uma matéria interessante para nós profissionais alfabetizadores: 6 práticas essenciais na alfabetização (edição comemorativa 25 anos).

Nesta matéria evidencia o fato de que o educador precisa conhecer o seu aluno, para então poder ajudá-lo nas atuais e futuras dificuldades. E para isto, é necessário no início das aulas, promover um “teste de sondagem”, no entanto, a criança não precisa saber que está sendo avaliada.

Após este diagnóstico:

Diferencie as atividades, seus alunos devem ser únicos.

Quando necessário oriente-os e sempre construa atividades novas, o objetivo não é mecanizar o seu aluno, estando apto a responder apenas um tipo de exercício.

Leia constantemente para os seus alunos, isto estimula o desejo de aprender a ler, mas não os acostume apenas a um gênero textual, diversifique sempre que possível.

E vá em frente educador, você pode!

Referências:

Revista Nova Escola

Ano XXVI, Nº 239 janeiro/ fevereiro 2011

Edição comemorativa 25 anos

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

É VERÃO.




O verão nos lembra sol, mar, curtição e muito cuidado. Cuidado?

Sim, cuidado a alimentação, com a pele e com um pequeno mosquitinho que ama rondar as nossas casas em busca de um lugar “confortável” para habitar.

E você educador, tem uma missão importantíssima de alertar seus alunos sobre este perigo constante. Informe a sua turma, debata, não deixe apenas esta função para os governantes.

Veja como você pode fazer para ensinar:

- Ensine o tema de forma criativa a seus alunos. Promova jogos, use estratégias lúdicas para que fixem o aprendizado e o apliquem na vida.

- Promova ações semanais de combate aos focos do mosquito com seu grupo de alunos, na própria escola. Ensine-os a localizar os possíveis criadouros, a jogar areia nos vasos de plantas, a tampar contêineres de água etc.

- Mantenha-se atualizado acerca dos mitos sobre a doença, para corrigir qualquer tipo de informação equivocada que seus alunos emitam em sala de aula.

- Esporadicamente, promova dinâmicas ou peça que seus alunos compartilhem os tipos de ações que são tomadas em casa para o combate à doença.

- Inclua, nos exercícios diários e provas, questões multidisciplinares que possam remeter ao combate ao mosquito e à doença, mesmo que não tratem especificamente de biologia/ciências.

- Cole cartazes, nas paredes e murais da escola, que expliquem e chamem a atenção das crianças quanto à dengue e ao mosquito.

Referências:

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OLHA AS AULAS COMEÇANDO... DE NOVO!

Oi amigos, tanto tempo sem postar.Eu estava com muitas saudades mais sem tempo para postar.Mas, vamos ao que interessa, estamos começando mais um ano letivo.E o educador fica em busca de coisas novas para diversificar sua classe.E como o X da questão é uma sala alfabetizadora, não pode faltar o alfabeto.
Encontrei esse no blog Painel Criativo e amei, espero que também gostem!