sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
BULLYING NAS ESCOLAS
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
DICAS PARA OS PAIS
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Augusto Cury
Olá galera!
Vocês já devem ter observado que em meu blog tem algumas indicações de livros. E na sua maioria é do médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury.
Quem ainda não teve a oportunidade leia. São ótimos, eu já estou lendo outro, O Mestre da Sensibilidade, da Coleção da Análise da Inteligência de Cristo.
Todos os livros que aqui indiquei, foram lidos por mim, e posso garantir que nos dá lições maravilhosas de vida. Ensina-nos a vencer os nossos medos e obstáculos da vida.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Auto Ditado
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
DICAS DE LEITURA
A revista Nova Escola deste mês trouxe uma matéria interessante para nós profissionais alfabetizadores: 6 práticas essenciais na alfabetização (edição comemorativa 25 anos).
Nesta matéria evidencia o fato de que o educador precisa conhecer o seu aluno, para então poder ajudá-lo nas atuais e futuras dificuldades. E para isto, é necessário no início das aulas, promover um “teste de sondagem”, no entanto, a criança não precisa saber que está sendo avaliada.
Após este diagnóstico:
Diferencie as atividades, seus alunos devem ser únicos.
Quando necessário oriente-os e sempre construa atividades novas, o objetivo não é mecanizar o seu aluno, estando apto a responder apenas um tipo de exercício.
Leia constantemente para os seus alunos, isto estimula o desejo de aprender a ler, mas não os acostume apenas a um gênero textual, diversifique sempre que possível.
E vá em frente educador, você pode!
Referências:
Revista Nova Escola
Ano XXVI, Nº 239 janeiro/ fevereiro 2011
Edição comemorativa 25 anos
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
É VERÃO.
O verão nos lembra sol, mar, curtição e muito cuidado. Cuidado?
Sim, cuidado a alimentação, com a pele e com um pequeno mosquitinho que ama rondar as nossas casas em busca de um lugar “confortável” para habitar.
E você educador, tem uma missão importantíssima de alertar seus alunos sobre este perigo constante. Informe a sua turma, debata, não deixe apenas esta função para os governantes.
- Ensine o tema de forma criativa a seus alunos. Promova jogos, use estratégias lúdicas para que fixem o aprendizado e o apliquem na vida.
- Promova ações semanais de combate aos focos do mosquito com seu grupo de alunos, na própria escola. Ensine-os a localizar os possíveis criadouros, a jogar areia nos vasos de plantas, a tampar contêineres de água etc.
- Mantenha-se atualizado acerca dos mitos sobre a doença, para corrigir qualquer tipo de informação equivocada que seus alunos emitam em sala de aula.
- Esporadicamente, promova dinâmicas ou peça que seus alunos compartilhem os tipos de ações que são tomadas em casa para o combate à doença.
- Inclua, nos exercícios diários e provas, questões multidisciplinares que possam remeter ao combate ao mosquito e à doença, mesmo que não tratem especificamente de biologia/ciências.
- Cole cartazes, nas paredes e murais da escola, que expliquem e chamem a atenção das crianças quanto à dengue e ao mosquito.