quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dinâmicas para primeira semana de aula! Recomendado para: Ensino Fundamental I

O ano letivo se aproxima e nada melhor do que organizar uma aula prazerosa para os estudantes.
As dinâmicas são de suma importância nessa hora, pois facilitam o entrosamento do grupo e uma aprendizagem significativa. Que tal preparar deliciosas dinâmicas para essa primeira semana?
No primeiro dia de aula todos ainda estão ansiosos e tímidos, o interessante é que neste primeiro momento o professor se apresente, e esclareça o que espera de seus alunos, a sinceridade é imprescindível. Seja sincero(a) com seus alunos, pois eles precisam confiar em você.
Converse, fale das propostas, dos projetos, das avaliações e de tudo o mais que achar importante para este momento. Depois, abra um espaço para que eles falem, é preciso que todos comentem algo, mesmo que seja só para se apresentar.
NÃO ESQUEÇA NINGUÉM!
ANOTE O QUE ACHAR RELEVANTE PARA A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS E LEMBRE-SE QUE CADA CRIANÇA É ÚNICA!
No segundo dia cante uma música que todos conheçam e se achar necessário repita outras vezes para que todos cantem melhor.
QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA!
Essa dinâmica é interessante antes de aulas que exijam um esforço lógico, exemplo matemática, pois relaxa o corpo e a mente.
Outra dinâmica atraente é a da entrevista, proporciona uma troca de conhecimento. O educador organiza grupos que posteriormente o fará perguntas.
È legal por que todos os alunos descobrem “coisas” sobre seu professor.
OBS. As perguntas não devem invadir a privacidade do professor, e isso pode valer como uma regra da brincadeira. Posteriormente as crianças podem produzir um texto sobre seu professor. Estimule-os a colocar título ou ilustrar. USE A SUA CRIATIVIDADE!
No quarto dia converse sobre a união, como é importante cultivá-la em sala de aula. Execute uma dinâmica que os façam refletir sobre isso.
Peça para alguns alunos saiam da sala, e os que ficarem formar um círculo bem fechado, impedindo que os alunos que saíram da sala ao retornarem não consigam entrar.
O objetivo é fazer com que eles percebam que às vezes nos fechamos impedindo que os colegas se aproximem.
PROFESSOR, SE ACHAR NECESSÁRIO, TRABALHE NOVAMENTE ESTE TEMA EM OUTRO MOMENTO.
No último dia da semana, as crianças, assim como os adultos costumam está cansados. Uma alternativa boa é planejar algo mais leve.
Essa dinâmica extraída do site Coelho da Cartola, porém fiz algumas alterações,se desejarem na integra,visite o site.
Dinâmica do Quem sou eu?
Faça alguns quadrinhos(tipo crachá), cada quadrinho terá uma figura e o seu respectivo nome em inglês. Como a aula é de inglês, revise o verbo to be.
Ex. My name is Joelma.
I am a car.
Todas as crianças terão a oportunidade de se expressar. Depois,cada um falará o nome do seu colega da direita e da esquerda,lembrando o seu nome e a figura que ele(a) representa.
Exemplo.
Lado direito.
She is Jaiane.
She is a doll.
Lado esquerdo.
He is Joanderson.
He is a mouse.
Aproveitem e divirtam-se com seus alunos!!!!!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Férias, que legal!

Está se aproximando o início das aulas e já começa a correria dos professores para planejar as aulas do novo ano letivo que se inicia.
Vale algumas dicas para não errar neste momento tão importante!


É um processo de previsão de necessidades e racionalização de empregos dos meios materiais e recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original.
Bom, sabendo da definição de planejamento. O que você ainda está fazendo?
Mãos a obra!!
Inicie tendo em mente o seu objetivo. Pois ele é o ponto principal de qualquer planejamento, seja ele qual for. Um passeio, uma compra e até mesmo numa paquera!
No planejamento escolar, existem dois tipos de objetivos: o geral e o específico.
O distingue um objetivo geral de um específico?
Os objetivos gerais fornecem diretrizes para ação educativa ampla, correspondendo a um tempo mais longo, enquanto os específicos norteiam, de forma mais direta, em um tempo mais curto, o processo de ensino aprendizagem.
UMA REGRA. TODO OBJETIVO COMEÇA COM UM VERBO!
Objetivos determinados. Segundo passo defina o CONTEÚDO que será trabalhado, a duração da aula e a METODOLOGIA aplicada.
A AVALIAÇÃO também é um momento relevante neste processo, o professor fará a observação da participação e envolvimento de cada aluno. A avaliação só faz sentido quando provoca desenvolvimento do educando, e cabe ao professor desafiá-lo a superar as dificuldades e continuar progredindo na construção dos conhecimentos. Para não se formar autoritária e conservadora, a avaliação tem a tarefa de ser diagnóstica, ou seja, deverá ser o instrumento do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos.
Será através da avaliação que o educador terá a oportunidade da construção de um novo plano, uma nova sequência didática, visando somente à construção da aprendizagem de seus alunos.
Tendo em vista o nosso planejamento, vamos agora à primeira semana de aula.
Está primeira semana é uma semana de adaptação, onde as crianças estão acostumadas com uma rotina bem diferente! É preciso começar com calma!