terça-feira, 13 de julho de 2010

Relatório individual do aluno (a) no contexto escolar

DEVE CONTER O CABEÇALHO, COM OS DADOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ANO LETIVO, NOME DO ALUNO E PROFESSOR (A).

NO RELATÓRIO, DEVE ESTÁ EXPLÍCITO:

 A ADAPTAÇÃO DO ALUNO À NOVA TURMA.
 A MUDANÇA DE PROFESSOR (A) – SE HOUVE.
 O CONVÍVIO DO ALUNO NO AMBIENTE ESCOLAR.
 O SEU COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM.

EXEMPLO:



Relatório Individual



Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:

O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor, não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.


Concentração e atenção às explicações em sala de aula:


O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.


Quanto à correção:


O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou no livro, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor sejam eles no caderno ou no livro.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.


Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:



Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.


Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:


O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.



Quanto à disciplina:


O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.
Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.



Quanto ao material usado em sala e lição de casa:



O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.


Quanto à Leitura:


O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.


Em relação à assiduidade do aluno:


falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for estritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.


Em relação a seus materiais:

organiza com ajuda das professoras.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.


Em relação aos responsáveis:


são participativos.
são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
não são participativos e pouco comparecem às atividades.

Referências:

http://educadorasim.blogspot.com/2009/06/relatorio-individual-do-aluno-no.html

http://profgege.blogspot.com/2008/09/sugesto-para-relatrio-individual.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário